O relatório do Índice de Progresso Social (IPS) apontou que Itabira tem o pior índice de nutrição e cuidados médicos básicos em comparação com cidades vizinhas.
Itabira registrou 67,57, enquanto São Gonçalo do Rio Abaixo pontou 69,71; Santa Bárbara 67,60; Barão de Cocais 70,9 e João Monlevade 70,26.
No recorte nutrição e cuidados médicos básicos, o levantamento avaliou a cobertura vacinal da poliomielite, hospitalizações por condições sensíveis à atenção primária, mortalidade ajustada por condições sensíveis à atenção primária, mortalidade Infantil até 5 anos e subnutrição.
IPS Brasil
O IPS Brasil é uma colaboração entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative. O IPS Brasil também recebeu apoio de especialistas em diversas áreas que orientaram na construção de um framework de indicadores para o cálculo do índice para o país. O índice será atualizado anualmente, focando em medir resultados reais em progresso social, não apenas investimentos, para avaliar se as necessidades básicas da população estão sendo atendidas.