A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, deu início nesta quarta-feira (10) à 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento, que segue nesta quinta-feira (11), reúne gestores, trabalhadores, entidades da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para debater avanços, desafios e propostas de fortalecimento das políticas públicas na área.
As conferências são espaços democráticos e deliberativos essenciais para a avaliação e construção coletiva das políticas de assistência social. Nesta edição, a programação destacou a importância da participação popular na consolidação de um SUAS mais acessível, eficiente e inclusivo.
Na solenidade de abertura, o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) enfatizou o papel do SUAS como uma rede de proteção social. “O SUAS funciona como uma rede feita de vários fios entrelaçados, representando trabalhadores, usuários e seus familiares, oferecendo dignidade a quem mais precisa”, afirmou. A secretária municipal de Assistência Social, Norma Aparecida Torres, reforçou que o evento é uma oportunidade para a construção coletiva de políticas públicas mais eficazes.
O Coral da Escola de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos animou os participantes com uma apresentação artística, marcando o início dos trabalhos. Após a aprovação do regimento interno, a palestra magna foi conduzida por Flaviana Patrícia de Oliveira Santos, assistente social e técnica da APAE São Gonçalo, que abordou os 20 anos do SUAS, destacando suas conquistas e a necessidade de resistência em meio aos desafios atuais.
Segundo dia: debates e deliberações
Nesta sexta-feira (11), a programação segue com a formação de Grupos de Trabalho divididos em cinco eixos temáticos: Universalização do SUAS, Aperfeiçoamento Contínuo, Integração de Benefícios e Serviços, Gestão Democrática e Transparência e Sustentabilidade Financeira. Os debates visam elaborar propostas para a melhoria do sistema.
No encerramento, os participantes votarão as propostas prioritárias para os níveis municipal, estadual e federal. As mais votadas serão sistematizadas e encaminhadas às instâncias superiores. Além disso, foram eleitos seis delegados para a Conferência Estadual – três representantes governamentais e três da sociedade civil, além de suplentes.
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social reafirma o compromisso de São Gonçalo do Rio Abaixo com a gestão participativa do SUAS, destacando a necessidade de resistência e inovação para garantir direitos e proteção social à população.
Fonte e foto: Acom/PMSGRA