Situação, oposição e “grupos de terceira via” já estão movimentando o tabuleiro político da disputa de 2024 em Itabira.
Situação forma “grupão”
De acordo com um jornal da cidade, o prefeito Marco Antônio Lage irá disputar a reeleição junto ao atual vice-prefeito Marco Antônio Gomes.
A dupla formou um “grupão de partidos” para a disputa. O Partido Socialista Brasileiro (PSB), a federação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com o Partido Rede Sustentabilidade, o Partido Renovação Democrática (PRD), o Partido Solidariedade e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) vão estar com Marco Lage.
Frente ampla da oposição
A oposição pretende formar uma frente ampla para o pleito. Pré-candidatos, como o vereador Neidson Freitas (MDB) e a vereadora Rose Félix (PSD), devem se unir ao também pré-candidato Ronaldo Magalhães (União Brasil).
Segundo informações, o ex-deputado Bernardo Mucida e o vereador Weverton Vetão, outrora apoiadores de Marco Lage, seguem “indefinidos”. Mas a tendência é que agora estejam ao lado de Ronaldo Magalhães.
Terceira via
O servidor público Ronaldinho Teteco (PRTB) se lançou pré-candidato. O Partido Novo também movimenta os bastidores em uma possível pré-candidatura do Dr. Robson Esteves. Ambos adotam uma postura de “terceira via”.
Conforme relatos, é desejo da oposição trazer Teteco e Esteves à frente ampla.