Um espetáculo de drones luminosos animados, na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, vai saudar a chegada de 2024, nos primeiros minutos do novo ano.
O governo de Minas divulga, nesta terça-feira (19), os detalhes da festa, mas a TV Globo teve acesso exclusivo ao planejamento da Virada da Liberdade, que terá ainda fogos de artifício de baixo ruído, lasers, videomapping e shows de música. O público estimado é de 30 mil pessoas.
O show aéreo é a principal novidade. Os drones vão, ao longo de 15 minutos de espetáculo, traçar desenhos no céu, com mensagens e imagens em referência à mineiridade.
Os pontos de luz, controlados por artistas e técnicos de computação gráfica, darão forma a elementos característicos do barroco (pombas, estrelas e outros), marcadores importantes da cozinha mineira (como o queijo e o café), arquitetura (as curvas de Niemeyer na Igreja da Pampulha, por exemplo) e até a uma ilustração em referência ao album Geraes, de Milton Nascimento – com as montanhas e o trenzinho, tão próprios de Minas.
Os 300 drones que compõem o show vêm de uma empresa especializada, que fica em Dubai. O material vai chegar a BH em 26 de dezembro, e haverá testes nos dias que antecedem a virada.
Em caso de chuva de 7 mm, o espetáculo será abortado, e a festa seguirá com os demais elementos: fogos de artifício (que sairão da Biblioteca Pública e do prédio da PUC Minas, na Praça), lasers e videomapping no Palácio da Liberdade, edifício principal do conjunto arquitetônico.
O volume de recursos, de acordo o secretário estadual de Cultura – Leônidas Oliveira- , também aumentou: saltou de R$ 400 mil para R$ 700 mil, com captação via lei de incentivo à Cultura e patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Fonte: g1 Minas