Com PIB de quase R$ 15 bilhões, Itabira é a 9ª cidade mais rica de Minas Gerais, diz Fundação João Pinheiro

A Fundação João Pinheiro (FJP) divulgou um informativo em que aponta Itabira como a 9ª cidade com maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) nominal de Minas Gerais. Os dados são de 2021, mas só foram nesta sexta-feira (15 de dezembro de 2023).

O produto interno bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região. Segundo os dados, Itabira somou R$ 14.971.929.000 – quase 15 bilhões de reais.

Itabira foi destaque em 2021 tanto no que se refere ao indicador do PIB per capita quanto em relação aos ganhos de participação no produto agregado estadual.

Tal fato se deu em razão da retomada da produção minerária e, principalmente, do aumento extraordinário das cotações do minério de ferro. O avanço nos preços e na produção física de produtos minero-siderúrgicos, por exemplo aço e ferro-gusa, também favoreceu municípios com especialização produtiva na metalurgia (tais como Ipatinga e Ouro Branco).

Cálculo

A divulgação do PIB dos municípios ocorre com defasagem de dois anos. O período é necessário para a contabilização das bases de dados mais completas e abrangentes apresentadas por diversas pesquisas anuais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por isso, os resultados do PIB municipal de 2021 estão sendo divulgados no final do ano de 2023. É importante ressaltar que a compilação dos resultados do PIB municipal é coordenada pelo IBGE em parceria com os institutos estaduais de estatísticas, no caso de Minas Gerais, a Fundação João Pinheiro (FJP).

 

 

Fonte: FJP

** Os comentários de internautas em publicações das redes sociais do Notícias Uai não representam, necessariamente, a opinião deste portal e são de inteira responsabilidade do autor.