Festival de Teatro agita Itabira no próximo fim de semana

Itabira recebe no próximo fim de semana a primeira edição do Festival Itabirano de Teatro Antropofágico, o FITA! Criado pelos integrantes do coletivo Lamoca – Espaço Livre de Artes, o evento pretende levar para o público uma programação variada com espetáculos, circo, oficinas e shows. O FITA acontece entre 18 e 21 de janeiro, em diferentes bairros da cidade e de forma totalmente gratuita.

Lucas Lage, ator e integrante do coletivo Lamoca, explica que a ideia de se criar o festival surgiu a partir de uma busca pela identidade teatral itabirana. “O movimento cultural antropofágico, de 1922, marcou a história cultural brasileira porque incentivou os artistas da época a se desvincularem da influência externa, para descobrirem qual era a estética artística nacional. O FITA vem nessa mesma esteira, de encontrarmos qual é a assinatura da produção teatral de Itabira, quem produz teatro em nossa cidade e mostrarmos isso para o público local”, detalha.

Para isso, o Festival propõe atividades que possam promover o encontros e as trocas lúdicas entre atores e não atores. “A ideia aqui é também que o FITA seja um veículo de encontros. Por isso, nossa programação reúne grupos itabiranos, companhias de outras cidades, atores, artistas circenses, cantores, músicos, pensadores, produtores, entre muitos outros”, destaca Lucas Lage.

Arte pela cidade

Diferentes pontos da cidade irão receber a programação do FITA. O evento começa na sexta-feira (19), no bar Mirantti, no Alto dos Pinheiros, no bairro Campestre. A vista privilegiada de Itabira será cenário para os “Casos Enredados”, de Zilvan Lima, e na sequência o show do “Violoz”, com Rafael Formiga.

Já no sábado (20), o FITA chega ao bairro Pedreira com uma programação voltada para toda a família. Diego Josa, artista circense, comanda uma oficina de malabares às 16h, e pouco depois, às 18h, o espetáculo Circo Massa promete animar o público. Mais tarde, a partir das 20h, o encontro será no Bar da Neide, no bairro Clóvis Alvim II. Por lá, o Povo da Lagoa Grupo de Teatro apresenta o espetáculo “La Cantante” e o DJ Lu Mendes encerra a noite com uma discotecagem especial.

Por fim, o FITA monta seu palco na Pracinha do Pará, no domingo (21). Em cena, o Coletivo Viravoltear com o celebrado espetáculo “Eumano” promete fascinar o público, a partir das 19h. O cantor Yago Rios, com o show “Autorais e releituras” encerra a programação do festival.

“Convidamos o público a vivenciar experiências “antropofágicas”, nos alimentando de nós mesmos, da nossa cultura, nossos hábitos, de nossa boêmia, da linguagem de camaco, do nosso carnaval, da festa. É assim, buscando referências para o nosso fazer, nos encontrando e trocando experiências, onde se abre espaço para o criar”, convida Lucas Nogueira.

O Festival Itabirano de Teatro Antropofágico é um projeto classificado do Edital Mostras e Festivais 2023 com realização da Prefeitura Municipal de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e produção do Lamoca – Espaço Livre de Artes.

Confira a programação:

** Os comentários de internautas em publicações das redes sociais do Notícias Uai não representam, necessariamente, a opinião deste portal e são de inteira responsabilidade do autor.