Grupo integrado pela Polícia Civil lança cartilha sobre violência sexual

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, na manhã desta terça-feira (5/12), do lançamento oficial da cartilha “Violência Sexual: o que você deve saber?”, em evento realizado na Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em Belo Horizonte. Além de integrar o grupo de trabalho do Comitê Estadual de Gestão do Atendimento Humanizado às Vítimas de Violência Sexual (CEAHVIS), responsável pelo desenvolvimento da cartilha, a PCMG também participou, durante o evento, da apresentação de um painel.

Na oportunidade, a titular da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad), delegada Renata Ribeiro, e a coordenadora do Serviço de Sexologia do Instituto Médico Legal Dr. André Roquette (IMLAR), médica-legista Elisa da Cunha, falaram sobre a atuação integrada dos serviços e sobre o papel da Polícia Civil no atendimento a pessoas em situação de violência sexual. A delegada Renata Ribeiro expôs os aspectos jurídicos do atendimento às vítimas de violência sexual na capital e a médica-legista Elisa da Cunha discorreu sobre a coleta de vestígios.

Cartilha

A cartilha, que contém informações práticas e um guia para acessar os serviços da rede de atendimento às pessoas em situação de violência sexual, foi desenvolvida de forma coletiva pelo grupo de pesquisa da Fiocruz em parceria com o CEAHVIS, composto pela PCMG, DPMG, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese). O material traz informações sobre o que é violência sexual, o que fazer nos casos de estupro, e como e onde buscar ajuda.

 

 

Fonte: Acom / PCMG

** Os comentários de internautas em publicações das redes sociais do Notícias Uai não representam, necessariamente, a opinião deste portal e são de inteira responsabilidade do autor.