Nesta terça-feira, 31 de outubro, o procurador de Justiça e subcorregedor-geral decano do Ministério Público de Minas Gerais, Mário Drummond da Rocha, tomou posse no cargo de corregedor-geral da instituição. Ele assume interinamente o cargo das mãos do procurador de Justiça Marco Antonio Lopes de Almeida, que está se afastando para concorrer a um novo mandato (biênio 2024/2025) como chefe da Corregedoria-Geral. A eleição será realizada no dia 11 de dezembro deste ano.
De acordo com a Lei Complementar 34 de 1994, para concorrer a novo mandato, o corregedor-geral deve se afastar do cargo até 30 dias antes da data fixada para a eleição, e é o subcorregedor-geral mais antigo na instância que assume interinamente.
A posse, que foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do MPMG no YouTube e pela TV MP, ocorreu na sede da instituição, em Belo Horizonte, em sessão solene perante o Colégio de Procuradores de Justiça do MPMG. A cerimônia foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.
Na solenidade, Marco Antônio Lopes de Almeida entregou o relatório de gestão 2022/2023 ao procurador-geral de Justiça e ao subcorregedor-geral decano. Ele destacou, em seu discurso, a importância do trabalho em conjunto para encontrar soluções em tempos difíceis. Também mencionou as principais atividades que desenvolveu nos últimos dois anos como chefe da Corregedoria-Geral, entre eles os projetos que envolveram a busca da eficiência, aproximação comunitária, transparência e integridade, incentivo de práticas para resolução de conflitos.
Durante a sessão solene, Mário Drummond, que ingressou no Ministério Público há 39 anos, fez a leitura do Termo de Compromisso e assinou o Termo de posse e exercício no cargo de corregedor-geral. Em seu pronunciamento, ele ressaltou a importância da vivência que teve com membros do MPMG para adquirir aprendizados. “Não temo o que vem pela frente. Vou enfrentar os desafios com coragem e tranquilidade”, disse.
O procurador-geral de Justiça salientou que, nesse período de transição, Mário Drummond chega ao cargo conhecendo como poucos o Ministério Público. “A instituição está em mãos seguras até a eleição que trará o nome do corregedor”, disse.
A cerimônia também contou com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Sérgio André da Fonseca Xavier, que representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira; da Ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus; da presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Larissa Amaral; do diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Hermes Guerrero.
Fonte: Acom / MPMG