A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) enviou nota ao Notícias Uai sobre o apagão que atingiu Itabira nesta quarta-feira (9/10). Segundo informações, algumas localidades ficaram sem energia elétrica até esta quinta-feira (10/10).
Os blecautes se tornaram constantes na cidade em 2024. No início do ano, a companhia culpou os pássaros pelos blecautes e, em setembro, a culpa foi da ventania. Dessa vez, a Cemig disse que “descargas atmosféricas” comprometeram o fornecimento de energia elétrica no município.
Leia a nota na íntegra:
“A Cemig informa que a forte tempestade, acompanhada de raios que atingiu a região de Itabira ontem (9/10), causou muito impacto no sistema elétrico do local. A Cemig registrou 45 descargas atmosféricas na quarta-feira (9/10) no município, que causaram curtos-circuitos em equipamentos da rede elétrica, gerando falta de energia em alguns pontos da cidade. Árvores e outros objetos também atingiram a rede elétrica e foram responsáveis por ocorrências na região.
Imediatamente, as equipes da Cemig foram mobilizadas e trabalharam para restabelecer o fornecimento o mais rapidamente possível e, dessa maneira, a maior parte dos clientes afetados tiveram o fornecimento normalizado ainda durante a madrugada.
Nesta quinta-feira (10/10), restaram apenas as ocorrências com um menor números de clientes atingidos e com os serviços mais complexos. A previsão é de que a Cemig consiga normalizar o atendimento na cidade ainda hoje (10/10).”