A Vale (VALE3) anunciou Gustavo Pimenta como próximo presidente da empresa, segundo fato relevante divulgado nesta segunda-feira (26) à noite. O executivo foi eleito pelo Conselho de Administração, de forma unânime, “ao fim de rigoroso processo de seleção suportado por empresa de padrão internacional”, informou a empresa.
Ele toma posse em 1º de janeiro de 2025. Contrato de Eduardo Bartolomeo, atual presidente, se encerra em 31 de dezembro deste ano. Pimenta é o atual vice-presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores da companhia.
Segundo a mineradora, a escolha está em conformidade com o Estatuto Social da Vale, políticas corporativas, regulamento interno do colegiado e legislações aplicáveis.
No comunicado, Pimenta diz que vai intensificar “diálogo com todos stakeholders”, e priorizando a “segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente”. “Tenho certeza de que seguiremos avançando em nossa missão, com foco em geração e distribuição de valor, elevando a Vale a patamares ainda mais altos.”
Sobre Gustavo Pimenta
Segundo a Vale, Gustavo Pimenta é um executivo com experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração, e com uma carreira desenvolvida ao longo de mais de 20 anos no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Em 2021, assumiu a posição de vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale S.A. Também foi responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização.
Antes de juntar-se à Vale, Pimenta foi executivo da AES por 12 anos, acumulando ampla experiência como CFO Global, diretor de Planejamento e Estratégia e Vice-presidente de Performance e Serviços da empresa.
Também atuou como Vice-presidente de Estratégia e M&A no Citigroup em Nova Iorque.
É formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas.