A Vale foi multada em mais de R$ 1 milhão por demolir residências no bairro Bela Vista, em Itabira, sem ter a licença ambiental. O Notícias Uai informou na quarta-feira (10/7) que os moradores da região ficaram em pânico com a empreitada.
Segundo o portal Defato, nesta sexta-feira (12/7), o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) autuou a mineradora e embargou as obras. Conforme o noticioso, o órgão não foi comunicado sobre as demolições e ficou sabendo da situação por meio da imprensa.
De acordo com informações, a infração foi considerada grave e a empresa tem até 20 dias para apresentar recurso contra a autuação, que também suspende as atividades de demolição até que as exigências do órgão público sejam atendidas.
A Vale terá que realizar um estudo prevendo todos os impactos econômicos, ambientais, sociais e, então, solicitar a regularização da atividade ambiental.
O Notícias Uai entrou em contato com a mineradora, que disse que “não foi oficialmente notificada” e afirmou a adoção de “todas as medidas prévias necessárias para a execução das atividades, em conformidade com a legislação vigente”.
Leia o posicionamento na íntegra: “A Vale informa que não foi oficialmente notificada. Importante destacar que a empresa adotou todas as medidas prévias necessárias para a execução das atividades, em conformidade com a legislação vigente. A Vale se mantém à disposição dos órgãos públicos e da comunidade para prestar todos os esclarecimentos necessários e se manifestará no procedimento tão logo seja notificada.”