spot_img

Vale realizará simulado de segurança de barragens em Itabira nesta semana

A Defesa Civil de Itabira, com o apoio da Vale, realizará no dia 18 de novembro, às 10h30, o simulado de segurança das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Cambucal I, Cambucal II e Sistema Pontal, instaladas em Itabira.

O objetivo da atividade é orientar os moradores da ZAS (Zona de Autossalvamento) destas barragens sobre como proceder em caso de emergência com barragem de mineração.

- Publicidade -

A atividade é preventiva e faz parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Na ocasião, serão acionadas as sirenes do sistema de emergência, que poderão ser ouvidas em alguns bairros da cidade, além de áreas internas da Vale. Ao ouvirem o toque das sirenes, os moradores deverão paralisar suas atividades e se deslocar até o ponto de encontro mais próximo, seguindo as rotas de fuga.

Regiões e bairros que participam do simulado: Abóboras, Laboreaux, Água Fresca, Machado, Bálsamos, Madre Maria de Jesus, Barro Branco, Morro dos Tocos, Bela Vista, Nossa Senhora das Oliveiras, Belvedere, Nova Vista, Campestre, Palmeiras, Conceição, Palmital, Condomínio Vila Técnica Conceição, Praia, Engenho, Ribeira de Baixo, Fênix, Ribeira de Cima, Gabiroba de Baixo, Rio do Peixe, Gabiroba de Cima, Santa Ruth, Hamilton, Vale do Sol, Jardim dos Ipês, Vila Bethânia, João XXIII, Flamboyant, Juca Rosa e Zona Rural.

No momento do exercício, haverá bloqueio em algumas vias e rodovias da região por cerca de 1 hora (de 10h15 às 11h15).

“Reforçamos que não houve alteração no nível de segurança das barragens, que seguem monitoradas pelo Centro de Monitoramento Geotécnico Vale (CMG), além de passarem por inspeções de campo regularmente”, disse a mineradora.

 

 

Fonte: Acom / Vale

spot_img
** Os comentários de internautas em publicações das redes sociais do Notícias Uai não representam, necessariamente, a opinião deste portal e são de inteira responsabilidade do autor.

Ação não permitida.