A criatividade estará em pauta no município entre os dias 21 e 26 de abril, com a 1ª Semana Itabirana de Criatividade. Todos os eventos serão gratuitos e as atividades visam estimular e potencializar as diversas ações que fomentam a economia criativa. A iniciativa surgiu de um Projeto de Lei Municipal 5598, de 17 de março, proposta pela vereadora Dulce Citi e sancionado pelo prefeito Marco Antônio Lage.
Ao longo dos dias, Itabira vai se transformar com várias atividades criativas como palestras, oficinas, exposições, minicursos e muito mais. As ações ocorrem de forma descentralizada nas escolas municipais, na Unifei, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade ou em praças públicas da cidade. Para as ações, o município conta a colaboração de vários setores da sociedade civil organizada.
O evento ocorre em parceria com World Creativity Day, ou Dia Mundial da Criatividade, comemorado em 21 de abril, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da criatividade na solução de problemas no que diz respeito ao avanço dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização Nações Unidas (ONU), também conhecidos como “metas globais”.
Dia Mundial da Criatividade
O dia 21 de abril foi determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018 como o Dia Mundial da Criatividade, a data foi criada com a resolução 71/284, com o apoio de 80 países. Uma das premissas da ONU foi determinar que esse dia celebrasse no mundo inteiro a capacidade criativa dos povos, principalmente para geração de emprego e renda.
Em 2025, o Brasil está entre os países que celebrarão a data. Itabira sai a frente e está entre as três cidades mineiras que incentivam as atividades criativas com o objetivo de propagar o pensamento multidisciplinar criativo nos níveis individual e em grupo.De acordo com um relatório especial sobre economia criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), as atividades que envolvem o setor se tornaram uma verdadeira riqueza para os países que buscam o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Acom / PMI










