spot_img

Governador e vice participam da cerimônia de posse do novo Procurador-Geral de Justiça de Minas

spot_img
spot_img

O governador Romeu Zema, e o vice-governador Professor Mateus, participaram, nesta sexta-feira (13/12), da solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça de Minas, o promotor Paulo de Tarso Morais Filho, que assume a chefia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para o biênio de 2025/2026. A solenidade foi na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Paulo de Tarso foi o escolhido pelo governador a partir de uma lista enviada pelo MPMG contendo os três procuradores de Justiça mais votados em eleição direta da instituição, realizada em 18/11.

A nomeação de Paulo de Tarso é um marco histórico para o MPMG pois, pela primeira vez, um promotor de Justiça assume diretamente o cargo de procurador-geral de Justiça em Minas Gerais. Antes, apenas procuradores podiam se candidatar. Esta foi a 3ª eleição em que promotores puderam concorrer à chefia do MPMG, condição permitida a partir de lei complementar de 2020.

“O Ministério Público, na gestão do doutor Jarbas, participou ativamente na costura dos acordos de Brumadinho, de Mariana e de muitas outras ações. Então eu quero aqui agradecer o doutor Jarbas e desejar muito sucesso ao doutor Paulo”, destacou o governador.

Durante o evento o novo procurador-geral sinalizou a expectativa da relação entre a Promotoria Geral de Justiça e o Poder Executivo.

“Nossa relação é a mais republicana possível, de cordialidade, cada um com as suas instituições para defender, as instituições se respeitando e o governo também nos respeitando, mas ambos construindo juntos para a população do estado de Minas Gerais”, disse Paulo de Tarso Morais Filho.

O vice-governador Mateus Simões também salientou a boa relação institucional construída entre a instituição e o Poder Executivo. “É um importante momento para Minas Gerais. Quando o doutor Paulo de Tarso fez parte da última administração nós fomos aprofundando uma relação institucional muito construtiva ao longo dos últimos quatro anos”, comentou.

spot_img
spot_img

Ação não permitida.