6 de janeiro é o Dia do Sindicalista. O presidente do Sindicato Metabase de Itabira, André Viana, celebrou a data em texto publicado nas redes sociais e criticou a falta de consciência de classe. Leia na íntegra:
“Hoje é dia do sindicalista!
Ser sindicalista é lutar e celebrar conquistas coletivas, muita das vezes, em detrimento da nossa conquista pessoal.
Ser sindicalista é ser esquecido e desprezado quando conseguimos conquistar e avançar (a empresa deu por que quis dar)… e extremante lembrado e cobrado quando se perde alguma coisa.
Ser sindicalista é se aventurar pela dor dos outros tomando-as como se fossem suas próprias dores.
Ser sindicalista é escolher o lado que vai te afastar de promoções, reajustes e oportunidades… é como ter um X vermelho na testa.
Ser sindicalista é ser amigo secreto… pois se pegam os trabalhadores conversando com sindicalista eles podem ficar “pinchados” com a chefia…
Ser sindicalista é viver incomodado o tempo todo pelas injustiças conta as pessoas, em especial no ambiente de trabalho… É não se conformar com as desigualdades deste mundo.
Ser sindicalista é ser chamado nos dias de hoje de “comunista” , “esquerdalha” e outos adjetivos que as vezes vem de gente pobre que se acha bilionário, os chamados “dublês de bilionários”, manipulados pela alienação e falta de consciência de classe.
Ser sindicalista é sentir dor profunda na demissão dos companheiros de trabalho. A demissões machucam o verdadeiro sindicalista!
Sindicalismo não é vocação, é missão! Não se nasce sindicalista, sindicalista é forjado no fogo da injustiça e na bigorna do incômodo!
Vale a pena cada conquista, mesmo não sendo reconhecida no calor do imediatismo. Vale muito a pena dar voz a quem não pode falar! Vale muito a pena quando conquistamos um horário de trabalho melhor para nossos colegas! Vale muito a pena quando evitamos uma demissão! Vale muito a pena deitar a cabeça no travesseiro cansado, mas com o dever cumprido. Vale muito a pena cada centavo que conquistamos dos poderosos para os menos favorecidos! A luta vale a pena! A luta sempre valerá a pena! É na luta que Deus está! É na inconformidade pelo status quo do semelhante que Deus está!
SER SINDICALISTA É TER CERTEZA QUE O DEUS CRIADOR PERMITIU VIVER DO SUOR DO ROSTO, MAS JAMAIS DO BRIO, DO SANGUE E DA DIGNIDADE DOS TRABALHADORES!
DEUS ABENÇOE OS GUERREIROS QUE ESTÃO NA CORRERIA! FORÇA NA LUTA E FÉ NA CUCA!”






