A vinda de Gustavo Pimenta, presidente da Vale, a Itabira mostrou a força política e sindical do Metabase. O executivo fez a primeira visita após ser eleito CEO.
Segundo informações, ele já esteve na cidade como diretor e, como presidente, esta foi sua primeira agenda oficial. O CEO estava acompanhado de vários diretores da mineradora.
Outros presidentes da empresa também já estiveram em Itabira, mas Pimenta fez diferente: acompanhado do presidente do Sindicato Metabase, André Viana, se reuniu com um grande público de empregados. Mesmo tendo outras regiões, o presidente valorizou a cidade, que foi o berço da companhia.
Foi a primeira vez em que o ‘maior homem da pirâmide da Vale’ se reuniu com um grande número de funcionários e diretores do Metabase.
A vinda de Pimenta mostrou a força política e sindical, evidenciando que o sindicato é forte e respeitado pela direção da mineradora.
Segundo informações, o presidente ficou em Itabira de um dia para o outro, cumprindo vários compromissos na cidade. Após cumprir a agenda, ele foi para a capital mineira em uma aeronave, acompanhado de André Viana.
André Viana entrou na política em 2016, foi eleito vereador e, como funcionário da empresa, participou do sindicato como diretor. Ele também participou das eleições como vice-presidente na chapa com Paulo Soares. Após uma divergência de ideias, Viana montou uma chapa e disputou as eleições, sendo eleito como presidente do Sindicato Metabase.
Para representar e fortalecer o sindicato e ajudar nas decisões da companhia, inclusive dentro de Itabira, Viana foi eleito para o Conselho da Vale.
O Conselho de Administração dedicado à agenda estratégica, supervisionando e apoiando as ações para tornar a Vale uma líder em mineração sustentável e referência em criação e compartilhamento de valor.
André Viana também é membro do Conselho Deliberativo do PASA/AMS (desde 2022) e membro não independente do Comitê de Inovação. Também integra o Comitê Executivo de Sustentabilidade da Vale no Brasil.
O presidente falou sobre o futuro da mineradora em Itabira, inclusive sobre o reaproveitamento dos rejeitos e a descaracterização das barragens, além de responder várias perguntas de funcionários. Ele também se reuniu com o prefeito Marco Lage (PSB).