Os dados gerais apresentados sobre os acidentes de trânsito na área de todos o 12º Departamento de Polícia (compreendendo suas 97 cidades) refletem um panorama que pode ser analisado de forma positiva em alguns aspectos importantes. Observando o período de 2020 a 2024, destaca-se uma redução proporcional das ocorrências com vítimas no contexto de um aumento global no número total de ocorrências, ou seja, mesmo havendo um ligeiro acréscimo nos acidentes (16.737 para 17.430), houve redução no número de vítimas (5.696 em 2023 para 5.196 em 2024, ou seja, uma queda de 8,77%) o que pode indicar que as intervenções de segurança e conscientização têm sido eficazes na redução da gravidade dos acidentes. O aumento da frota nas cidades, não proporcionou um aumento das vitimas, o que pode ser apontado como fator positivo, segundo o Delegado Gilmaro Alves. Outro fator positivo é que o ano de 2024 apresentou o menor número de vítimas, considerando os últimos cinco anos.
Por exemplo:
Aumento dos Acidentes sem Vítimas: As ocorrências sem vítimas passaram de 8.504, em 2020, para 12.234, em 2024, representando um aumento significativo. Contudo, o número de vítimas do trânsito diminuiu, já que as colisões têm resultado em menos lesões.
Estabilidade em Tipos Específicos de Acidentes: O número de acidentes por colisões frontais e choques manteve-se relativamente estável ou com aumentos controlados. Essa constância pode sugerir que motoristas e autoridades estão mais preparados para lidar com situações críticas, reduzindo a severidade dos incidentes.
Apesar do aumento em acidentes causados por “Falta de Atenção”, percebe-se que o cenário em outras causas, como “Derrapagens” e “Defeitos no Veículo”, se mantém estável. Isso pode ser consequência de ações educativas, melhorias nas vias e maior fiscalização.
Em síntese, os dados revelam desafios contínuos na busca por um trânsito mais seguro, mas também evidenciam progressos. Essa análise permite enfatizar a importância de iniciativas como campanhas educativas, investimentos em infraestrutura viária e aperfeiçoamento da fiscalização para consolidar essas tendências positivas nos anos futuros.
O Departamento apresentou uma média diária de 53 ocorrências de acidentes, considerando os 97 municípios sob sua responsabilidade. A cidade de Ipatinga destacou-se ao registrar, sozinha, uma média diária de 11 acidentes. O grupo etário mais envolvido nos acidentes foi o de pessoas com idades entre 31 e 40 anos, totalizando 9.481 envolvidos em todo o Departamento. Os homens representaram 74% do total de envolvidos nesses acidentes. Além disso, as motocicletas contribuíram significativamente para esses números.