A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou na noite desta quinta, 02 de outubro, a 16ª Reunião Ordinária de 2025. A sessão contou com a presença de oito parlamentares. O vereador Gladston de Castro não compareceu, justificando sua ausência. Funcionários da Sede do Legislativo Municipal, imprensa e público em geral, acompanharam o encontro no Plenário da Casa. A reunião foi transmitida ao vivo pelo Youtube da Câmara.
Após a chamada inicial e leitura da ata da reunião anterior, teve início o tempo de fala dos vereadores na Tribuna. Discursaram o Presidente da Câmara, Marlon Tulio; o Vice-Presidente, Rafael Neves (Tcheco); o Secretário, Marcio Amancio (Marcinho do Bamba); além dos seguintes vereadores: Flávio Silva (Flavinho Terra Branca), Diego Ribeiro, Edirlei Júnior (Juninho de Edirlei), Maria de Lourdes Guedes (Lurdinha) e Marcos Bicalho (Kito). Entre os destaques dos parlamentares, ênfase para a falta de água no município e a necessidade de diálogo com lideranças competentes para solucionar a questão, além de realizações do Executivo Municipal, como a inauguração do Senai Lab.
A sessão contou com dois projetos entrando em pauta para leitura, sendo posteriormente encaminhados para análises das Comissões Permanentes. Logo após, teve início a discussão e votação das proposições,Foram aprovadas 86 indicações, votadas de maneira conjunta.
Na sequência, foram aprovados dois projetos em turno único:
Projeto de lei n°18/2025: Que denomina logradouro público com o nome de Rua Cassiana Bicalho Santos, na localidade de Monjolo, comunidade de Santa Rita de Pacas, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Autoria do Vereador Gladston de Castro.
A denominação visa homenagear uma ex-moradora da localidade de Monjolo, devido a seu papel fundamental na construção da história e da identidade da região, após iniciativa da própria comunidade local.
Projeto de lei n°19/2025: Que denomina logradouro na Comunidade de Vargem Alegre. Autoria do Vereador Marcio Raimundo Moura Amâncio.
O projeto denomina logradouro na comunidade de Vargem Alegre, atribuindo o nome de Rua Pau de Raio, nome este já usual e habitual para a população.
Duas pautas receberam aprovação em primeira discussão, aguardando apreciação em segundo turno, na próxima Sessão Ordinária. São elas:
Projeto de Lei n°17/2025:Que dispõe sobre o Programa Municipal de Construção de Bacias de Captação de Água no Município de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG, revoga a Lei nº 2.236, de 15 de setembro de 2022, e dá outras providências. Autoria do Vereador Edirlei Márcio Moreira Lacerda Júnior.
Projeto de Resolução n°05/2025: Que altera a Resolução nº295, de 7 de agosto de 2014 e a Resolução nº 298, de 16 de outubro de 2014, e revoga a Resolução nº208, de 06 de abril de 20145. Autoria da Mesa Diretora da Casa.