spot_img

Câmara de São Gonçalo realiza oficina do Parlamento Jovem sobre enfrentamento ao capacitismo

spot_img
spot_img

site:noticiasuai.com

O encontro debateu o enfrentamento ao capacitismo e à violência, por meio de atividades teóricas e práticas.

-Continua após a publicidade-

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou, na manhã desta quarta-feira (01), a primeira oficina do Subtema 1 do Parlamento Jovem Minas 2026. Dentro do tema “Inclusão da Pessoa com Deficiência e Neurodivergência”, a atividade abordou o enfrentamento ao capacitismo e à violência.

A equipe da Escola do Legislativo Isabel Rodrigues conduziu a parte teórica por meio de material cedido pelo programa estadual. Na sequência, foram realizadas atividades práticas que simularam situações comuns vivenciadas por pessoas com deficiência e neurodivergentes, como limitações físicas ou intelectuais, além de situações de descaso enfrentadas no convívio social.

Durante a dinâmica, os alunos Fábio e Pedro simularam formas de comunicação utilizadas por pessoas com deficiência total ou parcial na fala, enquanto os demais colegas tentavam compreender a mensagem e oferecer apoio.

Em outro momento, os jovens Hanrry e Vitória participaram de uma atividade que simulava a limitação física em uma das mãos, ao tentar vestir uma camisa. A proposta foi observar se os demais participantes se mobilizariam para auxiliar na tarefa.

Para encerrar, o jovem Igor iniciou uma fala à frente da turma, enquanto os demais colegas não prestavam atenção, representando situações em que pessoas com deficiência são negligenciadas no dia a dia.

As atividades, ainda que simuladas, buscaram aproximar os estudantes de realidades vividas por muitas pessoas, reforçando a importância da inclusão efetiva na sociedade. A Câmara Municipal e o Parlamento Jovem reafirmam o compromisso com a formação não apenas política, mas, sobretudo, cidadã dos participantes.

spot_img
spot_img
spot_img

Ação não permitida.