A Vale lançará o programa Novo Carajás em evento com a presença do presidente Lula da Silva nesta sexta-feira, 14 de fevereiro. O valor do investimento é de R$ 70 bilhões, a serem destinados entre 2025 e 2030 para a expansão da mineração de ferro e cobre em Carajás, no município de Parauapebas (PA).
O programa Novo Carajás, segundo a mineradora, tem o objetivo de dar suporte ao crescimento e à “otimização” da produção de minério de ferro da Vale, assim como acelerar a expansão da produção de cobre, conforme guidances (tendências) divulgados ao mercado, destaca a Vale em comunicado ao mercado.
Além disso, ainda segundo a mineradora, o programa contém uma série de investimentos em tecnologia, saúde e segurança, manutenção de equipamentos e operações, sustentabilidade, “alavancando o expertise da Vale na região”.
“Essa é uma alocação de capital estratégica na região de Carajás, uma província rica em minerais essenciais para a descarbonização e a transição energética global”, diz.
Os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (de Minas e Energia) também devem participar do evento. Lula viajará nesta quinta-feira, 13, para Belém para participar de agendas de dois dias no Pará.










