Em comemoração aos 80 anos da Consolidação das Leis do Trabalho, o Sindicato Metabase de Itabira e Região iniciou mais uma Semana do Trabalhador, que promete, além de atrações artísticas, trazer à reflexão temas de relevância do direito e de interesse não apenas dos trabalhadores, mas de toda a sociedade.
O dia
Como de costume, as comemorações iniciaram com a já tradicional Corrida Rústica. Em sua 20ª edição, a concorrida competição teve sua capacidade de inscrições encerrada logo na primeira semana. Cerca de 150 atletas, dos 15 aos 70 anos de idade participaram. O evento atraiu a curiosidade de diversas pessoas que acompanharam a largada realizada pelo presidente André Viana e seu vice, Flávio do Carmo. Os atletas chegaram no Clube da instituição por volta das 9 horas e em seguida as atrações foram iniciadas. Shows com Aerre e Gilmar, Jésus Henrique, Sabrina Froes e Supremacia fizeram a alegria dos presentes, além de sorteios de brindes e ministração de danças rítmicas.
André Viana destacou os trabalhos realizados pela instituição, em favor dos trabalhadores e mais: “Hoje o povo trabalhador está aqui se divertindo, porém, muitos cansados, já que deixaram uma jornada de trabalho muito sofrida. Alguns saíram do trabalho às seis da manhã ou trabalharam doze horas sem intervalo de descanso de qualidade. O Metabase não se furta em defender estes guerreiros. Infelizmente nossos representados não tem paz, digo isso porque todo dia algum governante ou alguém qualquer, se levanta para retirar algum benefício do trabalhador. Necessário lembrar que Itabira sempre foi uma cidade de trabalhadores, afinal, aqui teve indústria têxtil, aqui iniciou a mineração e ferrovias saindo de Itabira. Hoje estamos vendo os direitos sendo ‘testados’, já que recentemente vários direitos foram atingidos frontalmente pela reforma trabalhista, literalmente decapitando vantagens e direitos adquiridos dos trabalhadores. Mas como eu disse, estamos aqui para isso, cobrar, lutar e reclamar direitos. Manteremos firmes na defesa do emprego, diversificação econômica, aumento da vida útil das minas e onde estiver um trabalhador, ali estaremos; somos sim, um sindicato sem fronteiras na defesa de vocês, trabalhadores”, finalizou.
Palestra
Amanhã, dia 2, a Semana do Trabalhador continua com a palestra, O Trabalho em Plataformas Digitais e a Possibilidade de Reconhecimento de Vínculo Empregatício. Será realizada no auditório da Unifuncesi, a partir das 19:30h, com entrada franca.
Fonte: Acom / Metabase