Com o tema “Democracia: Liberdade e Direitos para Todes”, parada do Orgulho LGBTQIA+ acontece neste domingo em Belo Horizonte

Está marcada para este domingo (9), as 11h da manhã, a 24ª Parada do Orgulho LGBTQUIA+ de Belo Horizonte. O encontro começa na Praça da Estação, e vai contar com 50 atrações e cinco trios elétricos, que vão sair em cortejo até a Praça Raul Soares, no Barro Preto, na Região Centro-Sul da capital.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, são esperadas 250 mil pessoas este ano, um aumento expressivo em comparação ao passado, quando 150 mil participantes ocuparam as ruas.

Com o tema “Democracia: Liberdade e Direitos para Todes”, o movimento traz como bandeira principal a urgência de ocupar a cidade “à luz do dia”, como forma de mostrar que as pessoas da comunidade também precisam de, além do respeito, serem lembradas no orçamento público. Todos e todes têm direito à saúde, educação, moradia, emprego e lazer.

De acordo com o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), que organiza o evento, a parada vai contar com 150 voluntários. Além disso, também estarão disponíveis postos móveis de saúde e ambulâncias.

A prefeitura disse que a segurança, limpeza e transporte público serão reforçados.

‘Orgulho e democracia’

Para o presidente do Cellos-MG, Maicon Chaves, conseguir colocar mais uma edição da parada nas ruas é um ato político que contraria os “últimos quatro anos de retrocessos”.

“Historicamente, nós ocupamos o espaço da noite, de casas noturnas, porque foram os espaços que sobrou para nós. Ocupar as ruas na luz do dia significa, pra nós, retomar a cidade como cidadãs e cidadãos, num espaço que é nosso”, disse Maicon.

A 24ª edição da Parada do Orgulho de BH contou com o investimento de R$ 300 mil do município e R$ 50 mil de emendas parlamentares vindas da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Todo o valor foi investido na estrutura do evento.

As informações são do G1. Foto: Divulgação/PBH

-------------------------------------------------------

*OS COMENTÁRIOS DE INTERNAUTAS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS NÃO TRADUZEM OU REPRESENTAM A OPINIÃO DO NOTÍCIASUAI E NEM DOS SEUS EDITORES.