Defesa Civil de Itabira inicia plano para gerir riscos e mitigar impactos durante período chuvoso

spot_img

O grupo de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GGIRD) coordenado pela Defesa Civil de Itabira se reuniu nesta quinta-feira (17) para dar início ao planejamento de ações com foco no período chuvoso. Depois de enfrentar o maior período de estiagem da história, a cidade precisa se preparar para possíveis riscos que acompanham esta época do ano.

Seguindo o Plano Municipal de Contingência (Plancon), publicado pela gestão municipal em 2023, o grupo tem como objetivo reunir os principais atores capazes de mitigar os impactos causados pelas tempestades, como enchentes, alagamentos e deslizamentos. Com cronograma anual, o GGIRD reúne secretarias municipais, Polícia Militar, Samu, Cemig, Corpo de Bombeiros, Itaurb e Saae.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Itabira, Nilma Macieira, foi atualizado o mapeamento e reconhecimento das áreas de risco do município, além do planejamento de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação a possíveis desastres. “ Há uma logística para que o grupo funcione no período de chuva caso necessário. Sabemos o que deve ser feito em cada situação considerando o nível de alerta: verde, amarelo, laranja e vermelho, em que o verde é nível brando de atenção e o vermelho alto grau de alerta”, destacou Nilma Macieira.

Ela afirma que o gerenciamento de desastres é muito importante já que usa das diretrizes administrativas, organizações e capacidades operacionais para garantir a segurança da população. “Seguimos implementando estratégias e políticas para lidar com situações adversas, além de articular as forças, recursos e sensibilizar a comunidade”, completou.

O monitoramento de alerta é feito pela Defesa Civil de Itabira a todo momento para mitigar os riscos e os danos causados à população em caso de desastres.

Defesa Civil, telefones: 199 e 3938-2147 (das 7h às 17h)98294-6273 (plantão/ Whatsapp)

 

Fonte: Acom / PMI

spot_img
spot_img
spot_img
** Os comentários de internautas em publicações das redes sociais do Notícias Uai não representam, necessariamente, a opinião deste portal e são de inteira responsabilidade do autor.

Ação não permitida.