
A Medalha Santos Dumont foi instituída pela Lei nº 1.493, de 1956, e regulamentada pelo Decreto nº 5.136, do mesmo ano, com o propósito de celebrar o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar, eternizando o legado do mineiro Alberto Santos Dumont.
Trata-se de uma das mais importantes honrarias concedidas a aviadores civis e militares, além de pessoas, cidades e instituições que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento no país *ou para o progresso do Estado de Minas Gerais e da nação.*
Em 2025, a cerimônia de entrega da Medalha Santos Dumont ocorreu em 20 de novembro, na Villa Foncá, na cidade de Santos Dumont, Zona da Mata mineira.

O evento contou com a presença do Governador Romeu Zema; do Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeuzinho; das autoridades que comandam as Forças de Segurança, entre elas a Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Delegada-Geral Dra. Letícia Gamboge; do Presidente do TJMG; de deputados federais e estaduais; além de demais autoridades e dos homenageados.

O Chefe do 12º Departamento de Polícia, Delegado Gilmaro Alves, homenageado com a Medalha Santos Dumont 2025, destacou: “Ser agraciado com essa medalha é uma de nossas maiores realizações, por simbolizar o reconhecimento do incansável esforço empenhado na busca da excelência em servir à sociedade mineira. Manifesto minha sincera gratidão a todos.”
Em complemento, o Delegado Gilmaro Alves agradeceu pelas felicitações recebidas e reforçou o caráter coletivo da honraria: “Recebo essa homenagem com muita alegria e humildade. Meu agradecimento especial a todos os servidores do nosso Departamento e das nossas Regionais. Sem o trabalho, a dedicação e o comprometimento de cada um de vocês, este reconhecimento não seria possível. Entendo esta medalha como um mérito coletivo, que reflete o esforço diário de todos nós na Polícia Civil de Minas Gerais. Muito obrigado!”











