spot_img

Em menos de 24 horas, novo vazamento de água é registrado em outra mina da Vale

spot_img
spot_img

Um novo vazamento de água foi registrado neste domingo (25), desta vez na mina Viga, da Vale, localizada entre as localidades da Plataforma e do Esmeril, em Congonhas. Segundo a Prefeitura, a ocorrência foi acompanhada pela Defesa Civil, que constatou o lançamento de água no rio Maranhão.

De acordo com as informações apuradas pelo município, não houve bloqueio de vias nem comunidades atingidas. O impacto registrado, até o momento, é de natureza ambiental.

Este foi o segundo registro, em menos de 24 horas na região, envolvendo estruturas da mineradora no município.

Também no domingo (25), durante a madrugada, um extravasamento de água com sedimentos em uma cava da mina de Fábrica, operada pela Vale na divisa de Congonhas com Ouro Preto, provocou alagamentos em áreas da unidade Pires da CSN Mineração, incluindo almoxarifado, acessos internos, oficinas mecânicas e setores operacionais. Apesar do ocorrido, ninguém ficou ferido e os trabalhos da mineradora CSN não foram interrompidos.

O Notícias Uai entrou em contato com a Vale sobre o novo vazamento e aguarda retorno. Leia a nota enviada pela mineradora sobre o primeiro:

“A Vale esclarece que, na madrugada deste domingo (25), houve extravasamento de água com sedimentos de uma cava da mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG). O fluxo alcançou algumas áreas de uma empresa. Pessoas e a comunidade da região não foram afetadas. Como é praxe nessas situações, a Vale já comunicou os órgãos competentes e prioriza a proteção das pessoas, comunidades e meio ambiente. As causas do extravasamento de água estão sendo apuradas.

A Vale reforça que o ocorrido não tem qualquer relação com as barragens da empresa na região, que seguem sem alterações nas suas condições de estabilidade e segurança e monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana.”

spot_img
spot_img
spot_img

Ação não permitida.