“Ao deixar o ioiô cair, ele sobe novamente com o impulso e a corda se enrola. Em seguida, volta a cair e subir sucessivamente”. O trecho anterior foi adaptado da Associação Brasileira de Ioiô e descreve perfeitamente não apenas a dinâmica do objeto, mas o fornecimento de energia elétrica pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em Itabira.
Desde o ano passado, por inúmeras vezes, Itabira vem sendo vítima recorrente dos apagões da empresa. O caso já virou ação do Ministério Público no ano passado, que acionou a Justiça para que a companhia pagasse R$ 2 milhões por danos morais coletivos e desse início ao plano de ação para evitar interrupções e oscilações no fornecimento de energia elétrica.
Nesta quinta-feira, 24 de julho, residentes dos bairros vizinhos ao Fênix se queixaram do blackout. Na quarta-feira (23/7), foi vez dos comerciantes e moradores da Esplanada da Estação e Caminho Novo.
O Notícias Uai entrou em contato com a assessoria de imprensa da Cemig, que emitiu a seguinte nota: “A Cemig informa que a falta de energia que atingiu a região dos bairros Esplanada e Caminho Novo, em Itabira, foi causada por um problema em um equipamento da rede elétrica do bairro Caminho Novo. A ocorrência teve início por volta de 17h40 desta quarta-feira(23/7) e às 18h50 os reparos foram concluídos e a energia foi completamente normalizada.
Na manhã desta quarta-feira(24/7), uma falha em um equipamento da rede elétrica da região dos bairros Bálsamo, Fênix e Belvedere, foi a causa da falta de energia por volta de 10h15. As equipes da Cemig executaram os trabalhos e às 11h15 a energia foi restabelecida.
Permanece sem energia apenas a rua Elson Ferreira Silva, entre os números 40 e 465 e rua oito, número 51, no bairro Barreiro, onde a Cemig está executando a troca de uma estrutura. O serviço está previsto para ser finalizado nesta tarde e os clientes afetados com cadastro atualizado na Cemig foram avisados com antecedência.”








