Febre maculosa: Minas Gerais confirma duas mortes pela doença em 2023

Duas mortes por febre maculosa foram confirmadas em Minas Gerais este ano, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. As cidades dos registros não foram divulgadas.

Entre janeiro e junho deste ano, foram nove casos da doença no estado. Ainda segundo a pasta, os registros acontecem com maior frequência nas regiões Central, Vale do Aço, Leste e Sul de MG.

Em 2022, 27 casos e seis mortes pela doença foram registrados no estado. A Secretaria estadual salienta que, embora os casos possam acontecer o ano todo, trata-se de uma doença sazonal – ou seja, aparece com maior frequência em determinadas épocas do ano.

A Secretaria de Estado de Minas Gerais afirma que está trabalhando por meio de monitoramento e vigilância dos casos, vigilância ambiental nas áreas de risco e na divulgação de notas e materiais informativos.

Sem casos em BH

Não houve registro de casos ou mortes na capital entre 2022 e 2023, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte.

A febre maculosa é mais comum na época de seca, entre abril e outubro. Isso porque há uma predominância do carrapato transmissor nos estágios de larva e ninfa, de mais difícil visualização.

A doença acendeu o alerta após quatro pessoas, incluindo uma adolescente, morrerem após participarem de uma festa em Campinas, interior de São Paulo.

Um casal que morreu de febre maculosa em SP visitou áreas rurais de Campinas e o distrito de Monte Verde, em Minas Gerais.

As informações são do G1.

-------------------------------------------------------

*OS COMENTÁRIOS DE INTERNAUTAS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS NÃO TRADUZEM OU REPRESENTAM A OPINIÃO DO NOTÍCIASUAI E NEM DOS SEUS EDITORES.