Cláudio Roberto de Alvarenga, de 45 anos, morador da localidade do Tatu – na zona rural de Santa Maria de Itabira – era um dos atuantes na comunidade e denunciava supostas irregularidades na administração do prefeito da cidade, Reinaldo das Dores Santos (PSD). Conhecido como “Roger do Tatu”, ele também chegou a denunciar as mineradoras da região sobre impostos que deveriam ser pagos e investidos no município.
Cláudio já esteve na Promotoria de Justiça de Itabira registrando as denuncias junto ao promotor e também já foi ouvido sobre as supostas denúncias na Delegacia de Polícia Civil.
Na noite deste domingo, por volta das 20 horas, a Polícia Militar foi acionada a comparecer na localidade do Tatu. De acordo com informações, homens armados teriam entrado na residência de Cláudio.
Barulhos e gritarias foram ouvidos pelo pai da vítima, que foi até a residência do filho verificar o que estava acontecendo juntamente com um irmão de Cláudio.
Segundo relatos, o pai e o irmão chegaram até a residência e se depararam com o homem sendo torturado e o criminoso perguntando onde estavam as pedras preciosas.
Diante da situação, eles entraram em luta corporal com o agressor e, com uma ferramenta de trabalho conhecida como pá, o pai desferiu um golpe no bandido. Logo após, o comparsa apareceu com uma arma de fogo e efetuou disparos em direção à família.
No momento em que pai e filhos estavam em luta corporal com os bandidos, a mãe de Cláudio apareceu e tirou a vítima da residência.
A mãe presenciou toda a tortura sofrida por Cláudio e pediu para que os bandidos não matassem o filho.
Os autores fugiram em uma motocicleta sentido a Hematita. O irmão e Cláudio foram socorridos para o Pronto-Socorro Municipal de Itabira.
Cláudio, após a tortura, levou um tiro no tórax e não resistiu aos ferimentos e veio a falecer na unidade hospitalar de Itabira.
O corpo dele estava sendo velado no Salão Paroquial de Hematita.