A 1ª edição da Semana Itabirana da Criatividade ocorre em parceria com o World Criativity Day (Dia Mundial da Criatividade). Nessa segunda-feira (21), as atividades que celebram e estimulam ideias criativas foram abertas oficialmente no município. Com muita arte, cultura e informação a programação descentralizada reuniu diversas pessoas no quilombo Morro Santo Antônio e na praça Vereador José Máximo, conhecida como pracinha do Campestre.
A comunidade quilombola Morro Santo Antônio recebeu o designer e artista multiplataforma, Jay Boggo, conhecido internacionalmente por suas artes abstratas e pela sua responsabilidade social e ambiental. Jay Boggo ministrou o workshop “Tecido que Conta História”, para crianças da comunidade. A atividade contou ainda com a participação especial das representantes do quilombo, a centenária dona Tita e dona Rosinha.Os participantes soltaram a imaginação e retrataram, com tintas e pincéis, histórias que vivem no imaginário de cada um. Para as crianças foi uma festa a oportunidade de trabalhar de forma lúdica a pintura em tecido. A comunidade quilombola recebeu também a apresentação da Banda Euterpe Itabirana, que completa 162 anos de atividade no município.O artista Jay Boggo ressaltou a importância da atividade compartilhada com as crianças da comunidade quilombola. “No dia da criatividade eu estar na terra de Drummond é uma oportunidade pra mim muito forte. Acho que foi um chamado, quase que espiritual. É uma oportunidade. Eu fui pensado nesse mundo de bilhões de pessoas e fui escolhido pra estar aqui em Itabira, para falar de arte”, disse o multiartista.
Na parte da tarde as atrações ocorreram na praça do Campestre. O espaço ficou lotado de crianças, jovens e adultos que curtiram a feira de artesanato, barraquinhas, além das performances musicais dos grupos “Xequeritas” e “E Agora Mofi?”.A programação da Semana Itabirana da Criatividade segue até o dia 26 de abril, com várias atividades gratuitas em diversos pontos da cidade.