A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira, 13 de março de 2023, uma operação contra um grupo criminoso responsável por fraudar Documentos de Origem Florestal (DOF), que viabilizava a receptação, comercialização e transporte ilegal de madeira.
De acordo com informações, as investigações tiveram início após uma fiscalização em dezembro de 2020 que verificou uma inconsistência no documento de uma carga de madeira que era transportada de Nova Mamoré, munícipio de Rondônia, com destino a Itabira/MG. O caminhão estava carregado com 84,26m³ de madeira ilegal.
Segundo relatos, foi constatado que uma empresa com sede em Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré/RO, usou um DOF emitido em 2018 para falsificar outros documentos e tentar transportar madeira para Itabira.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Guajará Mirim/RO, em residências nas localidades de Nova Dimensão e na cidade de Vilhena/RO.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de falsidade de documento público e pela venda, transporte e armazenamento de madeira sem licença válida.
Com informações: Rondoniaovivo