Itabira prestigia o lançamento da biografia de Doutor Colombo

spot_img
spot_img

Fonte: Defato Online | Foto (capa): Guilherme Guerra / DeFato

Foi lançada nesta segunda-feira (17), a biografia “Doutor Colombo: vida saudável em um centenário exemplar”, idealizada pelo Grupo DeFato para homenagear o ilustre médico e professor Dr. Colombo Portocarrero Alvarenga, que completou 103 anos nesta mesma data. O evento, realizado na livraria Clube da Leitura, localizada na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), reuniu centenas de pessoas, entre familiares, amigos, representantes de entidades e admiradores do “itabirano de coração”, nascido em Santa Maria de Itabira.

A obra foi escrita pelo jornalista José de Almeida Sana, prefaciada pelo também jornalista Fernando Silva e levou sete meses para ser finalizada, após mais de 75 entrevistas e 150 horas de gravações. Nas 196 páginas do livro, estão narradas a dedicação de Colombo à medicina, seu envolvimento em outros setores sociais e a grande paixão por Eny Figueiredo, fiel companheira com quem ele está junto há mais de 75 anos.

“Foi uma empreitada muito agradável que me permitiram. Hoje para mim é um dia maravilhoso, uma conquista que eu nunca poderia esperar conseguir”, celebrou Colombo Portocarrero ao falar sobre a publicação da biografia, que já foi adquirida por quase 200 pessoas durante o lançamento. O sucesso de vendas, inclusive, foi elencado por Juliana Naves, proprietária do Clube da Leitura, como o grande recorde da livraria.

Ainda durante sua fala, Colombo também agradeceu ao jornalista/escritor José Sana e a Emerson Barbosa, “o Gui”, CEO do grupo DeFato/Rádio Caraça pela uma troca de experiências que tiveram durante o período de elaboração do livro

“Foi um grande aprendizado para mim. Aliás, a gente aprende a vida inteira. Ninguém consegue dominar tudo no mundo. Eu aprendi demais e agradeço aqui publicamente ao José Sana e ao Gui pela oportunidade que me deram de aumentar um pouco do conhecimento que eu tenho”, finalizou.

Merecedor de todas as homenagens

Visivelmente emocionado, Emerson Barbosa, o “Gui”, afirmou estar muito honrado pela oportunidade de homenagear o Dr. Colombo – seu amigo pessoal de longa data – com a biografia. Em 2023, o médico já havia sido condecorado no Top of Mind, evento empresarial promovido pela DeFato. Sem perder o bom humor, o empresário brincou: “Colombo e Dona Eny são pessoas do meu coração e do coração da nossa família. Talvez eu esteja até mais feliz do que eles”.

“Todo homenageado é digno da sua homenagem, e aqui não foi diferente. Felizmente o doutor Colombo está presente entre nós, é uma pessoa ainda atuante, muito simples, cativante e que nos recebe a todo momento sem qualquer empecilho. Obviamente que a figura do doutor Colombo merece esse e outros prêmios, não só pela passagem de seu aniversário, mas pelo seu trabalho, sua dedicação de vida e pela história que construiu até aqui, em Itabira”, complementou Thiago Jacques, diretor administrativo do Grupo DeFato/Rádio Caraça.

Quem também não poupou elogios foi o jornalista Fernando Silva, escritor do prefácio do livro: “Para mim, esse convite foi um privilégio, uma responsabilidade e uma honra muito grande. Uma das maiores da minha vida. Procurei desempenhar essa missão da forma mais profunda e da maneira mais exemplar possível”.

“Colombo é um exemplo desde o princípio da vida dele. Parece que quando ele nasceu, entregaram uma Bíblia para ele seguir. Embora agnóstico, ele pratica uma vida muito mais divina do que qualquer religioso” brincou José Sana, afirmando também que se pudesse escolher duas palavras para definir o ilustre médico, escolheria “persistência” e “confiança”.

spot_img
spot_img
spot_img
** Os comentários de internautas em publicações das redes sociais do Notícias Uai não representam, necessariamente, a opinião deste portal e são de inteira responsabilidade do autor.

Ação não permitida.