Sem estrutura para atendimentos complexos dessa especialidade, itabiranos precisam ser transferidos para BH, mas baixa oferta de leitos na capital dificulta o tratamento
A reportagem procurou a prefeitura para saber sobre a demanda e em nota disse:
A PREFEITURA DE ITABIRA INFORMA:
“Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o os pacientes com quadro neurológico grave estão cadastrados na Central de Leitos e aguardam disponibilidade de leitos em uma unidade hospitalar de referência para tratamento neurológico na capital.
É importante esclarecer que a transferência depende da oferta de vaga e da regulação realizada pela central de leitos, em Belo Horizonte, que organiza toda a demanda do estado de forma a alocar o paciente no serviço e leito necessários para o tratamento, dentre as especialidades.
Dentro deste quadro, uma das especialidades com menor oferta de vagas é a Neurocirurgia devido a alta demanda.
A Secretária Municipal de Saúde reafirma o compromisso de continuar empenhada em manter o melhor e mais humanizado atendimento aos pacientes dentro dos recursos disponíveis diante da gravidade do quadro clínico. Os pacientes dispõe de assistência intensiva 24 horas, análises e acompanhamento da situação da vaga, permanentemente, pelo setor do SUS FÁCIL – PSMI.”








