Na época o prefeito em exercício, Marco Antônio Gomes (PL) nomeou Elias dos Reis de Lima, para o cargo de assessor de diretoria da Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda. (Itaurb). A nomeação foi publicada para ter início no dia 17 de fevereiro.
Elias já foi secretário no governo Damon Lázaro de Sena, na época do Partido Verde (PV), e também ganhou um cargo não muito relevante no início do governo Marco Lage (PSB).
Elias Limas já foi candidato por diversas vezes, mas foi rejeitado nas urnas por parte da população.
Segundo informações, o cargo de assessor de diretoria da Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda. (Itaurb) não existe na folha de cargos e salários, mas se equipara ao nível 35 da Prefeitura de Itabira, com um salário de aproximadamente 7 mil reais.
Elias Lima, sempre bem votado em eleições passadas, pode ajudar o Marco em uma tentativa arriscada de reeleição.
Quando está sem cargo na administração pública, Elias Lima usa de um telefone celular para apontar erros do governo e se mostra como um “reivindicador/lutador do povo”.
Após receber cargos ou ser nomeado, ele desaparece das rede sociais com suas reivindicações.
Percebe-se que por estar próximo das eleições, a máquina pública pode se inchar para dar cargos para cabos eleitorais, mesmo que este já foi rejeitado pelas urnas.
A Prefeitura e a Itaurb não falaram qual o ganho que o município terá com a contratação de Elias Lima ou qual será o desempenho dele na autarquia.