Operação policial em Itabira resulta na prisão de 3 homens e na apreensão de 5 adolescentes

Na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, policiais civis e militares deflagraram uma operação conjunta visando desarticular um grupo criminoso envolvido com homicídios e tráfico de drogas em Itabira.

Três jovens de 21 e 23 anos foram presos e 5 adolescentes, de 15, 16 e 17 anos, foram apreendidos pela prática de tráfico de drogas. Um homem de 20 anos, envolvido com homicídios, também foi conduzido.

Segundo a Polícia Civil, um dos adolescentes apreendidos portava um simulacro de arma de fogo (fuzil), razão pela qual foi atingido por um disparo de arma de fogo sem gravidade, sendo medicado e liberado.

Além do simulacro, foram encontrados na residência ocupada pelos suspeitos, na Rua Diamantina, quantia em dinheiro, 3 plantas de maconha acondicionadas em uma estufa elétrica, 9 porções de cocaína e uma porção de maconha.

Em outro endereço, foram apreendidos os seguintes materiais: quantia em dinheiro, 45 porções de cocaína, 120 porções de crack, além de 2 rádios utilizados na comunicação.

As investigações tiveram como objeto principal apurar a autoria e circunstâncias de um ataque ocorrido no dia 11 de abril do corrente ano, na entrada do bairro Nova Vista, oportunidade em que a vítima, um homem de 55 anos, foi morta com três disparos de arma de fogo, e outras cinco atingidas – sobrevivendo após socorridas.

Em sede de Inquérito Policial que transcorreu na Delegacia Regional de Itabira, apurou-se que o ataque teve como autores quatro indivíduos  que ocupavam um veículo Duster de cor branca.

No dia dos fatos, o veículo, que havia sido furtado em data anterior, chegou à entrada do bairro em alta velocidade, ocasião em que os autores saíram pelas janelas e, gritando “mata todo mundo”, efetuaram 33 disparos de arma de fogo (calibres 9 mm e .380), atingindo pessoas aleatoriamente que passavam pela rua.

“Elementos trazidos aos autos demonstraram também que o ataque foi uma retaliação ao homicídio da vítima Wadson Inácio Rodrigues, de 32 anos, ocorrido no bairro Pedreira, na data de 03/03/23, atribuído a criminosos do bairro Nova Vista. Durante o Inquérito Policial instaurado para apurar este fato, verificou-se que o autor invadiu uma festa de aniversário para executar um indivíduo envolvido com a criminalidade, porém atingiu outras sete pessoas que estavam no local, ocasionando a morte de uma delas. Este fato foi apurado pela Delegacia Regional de Itabira, e o autor preso durante a Operação “Ares”, deflagrada no dia 30/03/23”, disse a Polícia Civil em nota.

Durante as investigações, foram colhidos também diversos elementos demonstrando a prática de tráfico de drogas pelos investigados, razões pelas quais o Poder Judiciário expediu mandados de prisão preventiva em desfavor dos quatro, além de mandados de busca e apreensão em diversas residências.

Um dos envolvidos nos homicídios mencionados foi preso nesta data (07/6) por força do mandado de prisão preventiva, e os outros três não foram localizados.

Os procedimentos estão sendo realizados na Delegacia Regional de Itabira. Em seguida, os maiores serão transportados para o Sistema Prisional, local onde permanecerão à disposição da Justiça, e os adolescentes apresentados ao Ministério Público para as providências cabíveis.

 

 

Fonte: Acom / PCMG

-------------------------------------------------------

*OS COMENTÁRIOS DE INTERNAUTAS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS NÃO TRADUZEM OU REPRESENTAM A OPINIÃO DO NOTÍCIASUAI E NEM DOS SEUS EDITORES.