O padre Adriano Mendes de Pinho, pároco da Catedral Diocesana de Itabira, cancelou a missa deste domingo, 12 de fevereiro. Ele postou um vídeo nas redes sociais relatando a situação.
Segundo o líder religioso, o ato litúrgico foi cancelado devido aos eventos de pré-carnaval que acontecem no Centro Histórico de Itabira – nas proximidades da Catedral Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
“Estimados paroquianos, devido aos eventos que ocorrem nas imediações de nossa catedral, não é possível celebrar o santo sacrifício de modo digno como a liturgia nos ensina. Dessa forma, a Santa Missa programada para às 19h30m, está cancelada. Pedimos desculpas e contamos com a compreensão de todos”, disse a Catedral Diocesana de Itabira em nota.
Em um programa matinal de uma emissora de rádio, o pároco pediu respeito às instituições e disse que teve o direito de ir e vir impedido, devido às festividades na porta de onde reside. Ele falou também que a paróquia deve cobrar uma solução via ofício à prefeitura.
“Foliões estão defecando, urinando e usando as dependências da igreja em uma total falta de respeito”, disse o padre Adriano de Pinho em entrevista na manhã desta segunda-feira em uma rádio local.
A Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), organizou o pré-carnaval com os blocos itabiranos “Madalena não gosta de poema”, “Altamente”,” E agora Môfi?”, “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, “Calangodum” e “Dinossauros Rock”, além da participação dos grupos Bartucada (Diamantina), Pata de Leão (BH), Domilindró (BH) e Chama o Síndico (BH).