Os moradores do bairro Santa Tereza, em Itabira, acionaram a reportagem para relatar o valor que a prefeitura está pagando para reformar a praça do bairro.
Segundo os moradores, não há nenhum imóvel com valor próximo a reforma da praça e o próprio espaço não tem nada de condizente aos valores da placa de R$ 930.231,00 .
A reportagem esteve no local e conversou com alguns moradores, que pediram para não se identificar. Eles disseram que além do valor assustador da obra, a empresa que está fazendo a reforma valiosa teve a proeza de cortar algumas árvores plantadas pelos próprios moradores.
Na placa de transparência, há o valor da obra e o prazo de início e término da obra. Fizemos alguns registros fotográficos no local, e nada de novidades na reforma.
Não somente o valor que chamou atenção, a empresa que está fazendo a reforma é do irmão do secretário do prefeito Marco Antônio Lage (PSB). A empreiteira é a mesma que ganhou várias licitações desde que o irmão de um dos sócios veio a ser secretário do governo Marco Lage.
A placa se refere ao processo licitatório de nº 068/2022, que tem como objetivo a contratação de empresa para executar serviços de adequação de acessibilidade do conjunto de praças do município, sendo as praças Santa Tereza; Irmã Clara; Dr. Nelson Lima Guimarães e a do Rotary.
Na Câmara Municipal de Itabira, já houve discussão e os vereadores orientaram a Prefeitura para não usar uma placa para se referir a todas as obras, mas o Poder Executivo insiste em fazer isso.