spot_img
spot_img

Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realiza I Seminário de Práticas Integrativas em Saúde

spot_img
spot_img
spot_img

Evento discute avanços, experiências e a consolidação das PICS como política pública no município

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o I Seminário Municipal sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), ocorrido na última sexta-feira (29), no Auditório da Escola Ioleide Pessoa Araújo. O evento, cujo tema foi “Avanços, Experiências e Consolidação como Política Pública no Território”, teve como objetivo disseminar informações baseadas em evidências científicas sobre os benefícios dessas práticas no contexto do SUS para trabalhadores da saúde e gestores, além de promover um espaço de troca de experiências.

A programação do seminário foi dividida em duas partes. Pela manhã, a Parte I contou com palestras de especialistas. O Dr. José Marcello Salles Giffoni, técnico do IFMG e doutor em História, abordou a Política Estadual de PICS e a formação em Práticas Corporais Chinesas. Em seguida, o Dr. Kolia Patrice Lacerda Gomes, médico de família e mestre em epidemiologia, discutiu o uso terapêutico da Auriculoterapia e da Acupuntura no tratamento de ansiedade e dor. A programação matinal foi encerrada com a nutricionista e terapeuta Ázula Narayama, que falou sobre o uso da Aromaterapia na Saúde da Mulher. No período da tarde, durante a Parte II, os participantes puderam experimentar atividades práticas e vivências de técnicas como Tai Chi Chuan, Acupuntura, Auriculoterapia, Aromaterapia e Reiki.

Os serviços de PICS foram implementados no município em 2019, começando com auriculoterapia e sendo posteriormente ampliados para incluir aromaterapia e, mais recentemente, o reiki. O acesso aos atendimentos é feito mediante encaminhamento pela Estratégia Saúde da Família (ESF) de referência. De acordo com Fernanda Pires, Referência Técnica de PICS na cidade, o seminário é um passo importante para consolidar e expandir essas práticas. Ela ainda adiantou que a rede municipal em breve contará com a oferta de Tai Chi Chuan, uma vez que uma servidora está em processo de formação pela Escola de Saúde Pública. A participação no evento é gratuita.

Acom/PSGRA

Técnicas foram explicadas e aperfeiçoada durante Seminário.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Ação não permitida.