A prefeitura de Itabira até agora tem desafiado a fiscalização do Ministério Público do meio ambiente, e do legislativo itabirano.
De acordo com uma fonte da Secretaria de Obras, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) assinou a ordem de serviço para asfaltamento de Carmo/Ipoema, porém, as licenças ambientais não foram liberadas.
Segundo o funcionário, que pediu o anonimato, o prefeito Marco mandou fazer as obras e disse que “caso venham as multas é só pagar”.
A reportagem do site NotíciasUai questionou aos vereadores e ao Ministério Público sobre a licitação de quase 55 milhões de reais, em que somente uma empresa participou, mas, até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.
Nenhum veículo de comunicação, nem mesmo o oficial da prefeitura, mostrou as licenças ambientais para a realização da obra.
De acordo com informações, são três licenças que devem ser liberadas pelos órgãos competentes para a realização da obra. São elas: licença prévia, licença de instalação e licença de operação dos recursos ambientais.