spot_img
spot_img

São Gonçalo conquista autonomia para analisar qualidade da água com laboratório próprio

spot_img
spot_img
spot_img

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta terça-feira o Laboratório de Vigilância da Qualidade da Água. A nova unidade vai agilizar a emissão de resultados e ampliar o controle da qualidade da água consumida pela população.

O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) comentou sobre os desafios enfrentados para a conclusão do projeto, que estava em andamento desde 2021, e destacou a importância da qualidade da saúde para o desenvolvimento do município. “Somos o segundo município da regional, composta por 27 cidades, a implantar um laboratório próprio, o que demonstra nossa preocupação com o bem-estar da população”, afirmou.

A nova estrutura, que será operada pela Vigilância Sanitária com um técnico em patologia clínica, representa um avanço no controle da qualidade da água oferecida à população, garantindo mais agilidade, autonomia e economia aos cofres públicos.

A implantação do laboratório atende a uma exigência da Resolução SES/MG nº 7.799/2021, que determina que os municípios cumpram mensalmente um percentual mínimo de seu plano de amostragem. Atualmente, o Estado libera uma média de apenas oito amostras por mês para análise em Belo Horizonte, quantidade insuficiente para atender à meta nacional.

Com a nova estrutura local, o município sairá de uma capacidade restrita para a execução de 100% do indicador exigido. Antes, todas as análises eram realizadas na capital, e os resultados demoravam a ser liberados. Agora, com a análise feita localmente, o processo será significativamente otimizado.

A aquisição dos equipamentos visa, sobretudo, a melhorar o controle da qualidade da água das duas Estações de Tratamento (ETA Patrimônio e ETA Uma) e dos 42 poços do município.

Acom/PSGRA

Descerramento da placa do Laboratório de Vigilância e Monitoramento da Água.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Ação não permitida.