Inauguração na próxima terça-feira vai agilizar resultados e ampliar o controle de qualidade da água consumida pela população
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura na próxima terça-feira (26) o seu próprio Laboratório de Monitoramento da Qualidade de Água. A nova estrutura, que será operada pela Vigilância Sanitária com um técnico em patologia, representa um avanço no controle da qualidade da água oferecida à população, garantindo mais agilidade, autonomia e economia aos cofres públicos.
A implantação do laboratório atende a uma exigência da Resolução SES/MG nº 7.799/2021, que determina que os municípios cumpram mensalmente um percentual mínimo de seu plano de amostragem. Atualmente, o Estado libera uma média de apenas 8 amostras por mês para análise em Belo Horizonte, quantidade insuficiente para atender à meta Nacional.
Com a nova estrutura local, o município sairá de uma capacidade restrita para a execução de 100% do indicador exigido. Antes, todas as análises eram realizadas na capital e havia uma espera prolongada pelos resultados. Agora, com a análise feita localmente, esse processo será significativamente otimizado.
A aquisição dos equipamentos visa, sobretudo, melhorar o controle da qualidade da água das 02 Estações de Tratamento – ETA Patrimônio e ETA Uma e 42 poços do município. A medida atende às diretrizes do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) e às normativas federais, como a Portaria GM/MS nº 888/2021, assegurando que a água consumida em São Gonçalo do Rio Abaixo esteja sempre dentro dos padrões de potabilidade.
Acom/PSGRA
Sala está totalmente equipada para realizar a análise das amostras da cidade.