Em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a Anglo American custeou a instalação e a operação de 10 novos radares de velocidade na rodovia MG-010, entre Conceição do Mato Dentro e Serro (MG). A medida visa reduzir riscos de acidentes e promover um trânsito mais seguro na região.
Os dispositivos, distribuídos em cinco pontos estratégicos para monitorar ambos os sentidos da pista, foram definidos após uma vistoria técnica realizada em conjunto com o DER-MG e a prefeitura de Conceição do Mato Dentro. A instalação dos radares foi viabilizada por meio de um convênio, no qual a Anglo American assumiu os custos de implantação e operação dos dispositivos por período determinado. A mineradora está em tratativas com o órgão estadual para alinhar as datas de transferência de responsabilidade e de custos de operação e manutenção dos equipamentos. A fiscalização e a aplicação de multas são de responsabilidade exclusiva do DER-MG, e a Anglo American não recebe qualquer valor proveniente das infrações registradas.
“Nosso único objetivo é garantir mais segurança viária para todos e todas que transitam nesses trechos. São milhares de pessoas das comunidades, incluindo profissionais próprios, terceiros e parceiros da Anglo American. Além da instalação dos radares, um trabalho de melhoria de sinalização da estrada está em andamento, e em breve será executado em mais uma iniciativa da nossa empresa para garantir a segurança das pessoas que transitam pela via. Isso está aliado às ações do convênio, entre a Anglo American, o DER-MG e a prefeitura de Conceição do Mato Dentro, para recuperar aproximadamente 45 km da MG-010 entre Conceição do Mato Dentro e Serro”, explica Marcelo Alvarenga, coordenador de Relações Governamentais da mineradora.
“Desde 2007, quando chegamos à região, a Anglo American já investiu mais de R$ 420 milhões em infraestrutura viária. Neste momento, há ainda outras iniciativas em curso, voltadas à segurança em estradas e rodovias, como o avanço da obra da Alça do Machadinho, recuperação do anel do Serro, e recuperação de 13,6 quilômetros da MG-010, na chegada ao município do Serro, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2025 – obra que conta com aproximadamente R$ 48 milhões de reais investidos pela empresa”, ressalta Thomas Nemes, gerente de Relacionamento Institucional e Assuntos Corporativos da Anglo American.
Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma líder global em mineração, comprometida com a produção responsável de cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas – produtos essenciais para viabilizar o futuro, impulsionar a descarbonização da economia global, melhorar os padrões de vida e fortalecer a segurança alimentar. Nossas operações de classe mundial e recursos excepcionais nos proporcionam um portfólio robusto, com grande potencial de crescimento em todos os nossos três negócios. Essa combinação estratégica nos posiciona de maneira ideal para capturar as principais tendências de demanda, que se mostram estruturalmente atraentes a longo prazo.
Nossa abordagem integrada de sustentabilidade e inovação impulsiona nossa tomada de decisões em toda a cadeia de valor, desde como descobrimos novos recursos até como mineramos, processamos, movemos e comercializamos nossos produtos para nossos clientes – com segurança, eficiência e responsabilidade. Nosso Plano de Mineração Sustentável estabelece compromissos claros com metas abrangentes em diferentes horizontes de tempo, assegurando nossa contribuição para a preservação de um meio ambiente saudável, a promoção de comunidades prósperas e o fortalecimento da confiança em nossa posição como liderança corporativa. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para gerar valor duradouro de recursos naturais preciosos para nossos acionistas, para o benefício das comunidades e países em que operamos e para a sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.
A Anglo American está atualmente implementando uma série de mudanças estruturais importantes para desbloquear o valor inerente ao seu portfólio e, assim, acelerar a entrega de suas prioridades estratégicas de excelência operacional, simplificação de portfólio e crescimento. Essa transformação de portfólio concentrará a Anglo American em sua base de ativos de recursos de classe mundial em cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas, uma vez concluída a venda de nossos negócios de carvão e níquel siderúrgico, a cisão de nossos negócios de PGMs (Anglo American Platinum) e a separação de nosso icônico negócio de diamantes (De Beers).
Fonte: Acom / AngloAmerican