“Taludes de alteamento da barragem do Itabiruçu estão rompendo, é visível”, diz funcionário da Vale

Um funcionário da mineradora Vale que não quis se identificar acionou nossa reportagem na manhã deste domingo, 8 de janeiro, para alertar e denunciar o rompimento de taludes da barragem do Itabiruçu.

Estes taludes, segundo o funcionário, foram feitos para o alteamento da barragem, porém não compactuaram como deveria ser e o plantio de vegetais no local não foi feito. Com as fortes chuvas, grande parte destes taludes se romperam.

Motoristas que passam pelo local notaram o deslize de terra do talude e moradores próximos à barragem estão assustados.

Nossa equipe esteve na estrada nas proximidades da barragem e conversou com um funcionário. Ele disse que “ontem houve uma chuva de aproximadamente 80mm e isso pode ter feito este deslocamento de terra; por isso houve este rompimento de parte da leira de coroamento ao longo da barragem”.

De acordo com informações, após este alteamento no local, uma cobertura vegetal deveria ser feita antes do período chuvoso para evitar este deslizamento.

Pelas imagens feitas pela nossa equipe, é possível ver os locais que se romperam, o que deixa em alerta a população que busca por informações.

De acordo com o site Climatempo, a previsão é de mais chuvas na região para os próximos dias.

Lembramos que em outubro do ano de 2019 foi suspensa temporariamente a atividade na barragem pela Vale, seguindo avaliação da própria empresa e de órgãos de fiscalização externos. “Durante a paralisação, a barragem adotou o protocolo de emergência em Nível 1, em linha com recomendação da Agência Nacional de Mineração (ANM). O protocolo em Nível 1 não requer evacuação da população a jusante”, disse a mineradora na época à Agência Brasil.

Se você quer saber dos alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado, basta enviar um SMS com o CEP da sua residência ou local desejado, para o número 40199. Assim, os alertas climáticos chegarão ao seu celular. Com isso, você pode evitar de ser pego de surpresa pelas chuvas e tempestades.

Um alerta da Defesa Civil emitido por volta das 14 horas e 28 minutos deste domingo alertou para o deslizamento de terra no município de Itabira.

Posicionamento da Vale

Em nota enviada ao Notícias Uai às 15h46m deste domingo, a Vale disse que “a barragem Itabiruçu, do Complexo Itabira, está estável, operando normalmente, e sem risco associado ao período chuvoso”.

“Importante destacar que a estrutura é monitorada, permanentemente, pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), além de passar por inspeções periódicas de equipes internas e externas, que agem prontamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas”, disse a mineradora.

 

*** AS REPORTAGENS PUBLICADAS NO PORTAL NÃO REPRESENTAM A OPINIÃO DO NOTÍCIASUAI E NEM DOS SEUS EDITORES.

-------------------------------------------------------

*OS COMENTÁRIOS DE INTERNAUTAS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS NÃO TRADUZEM OU REPRESENTAM A OPINIÃO DO NOTÍCIASUAI E NEM DOS SEUS EDITORES.