Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão operando com horário ampliado
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipatinga e o Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) estão operando acima de sua capacidade. A Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a UPA enfrenta um cenário de superlotação.De acordo com o monitoramento de ocupação atualizado nesta quarta-feira (21/01), a unidade está com 44 pacientes internados, o que representa mais de 200% acima da capacidade operacional. O HMEM também apresenta um cenário de alta demanda, operando atualmente com 105% da sua capacidade de ocupação.
Diante desse cenário, a SMS, informou que algumas medidas estão sendo adotadas dentro de um plano de contingência, para garantir a melhor assistência possível aos pacientes.
O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, destacou que a rede municipal continua mobilizada e pede que a população procure a UPA em situações de urgência e emergência. “A UPA e o Hospital Municipal estão operando acima da capacidade máxima. Estamos em diálogo permanente com a Secretaria Regional de Saúde para viabilizar soluções e assegurar assistência aos pacientes”, explicou Wallisson.
Horário ampliado
Como estratégia para diminuir a sobrecarga nos atendimentos de urgência, a SMS ampliou os horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que oferecem pronto atendimento para casos leves, fora do horário comercial tradicional.
Em Ipatinga, as UBSs dos bairros Iguaçu e Canaã funcionam com horário estendido até as 22h, com atendimento médico e oferta de medicação básica para sintomas leves, como febre, tosse, dor de cabeça e outros quadros de menor complexidade.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, para casos leves, procurar as UBSs com horário ampliado é fundamental para garantir agilidade no atendimento e reduzir a superlotação. Para situações de urgência e emergência, o atendimento na UPA continua sendo realizado 24 horas por dia.







