spot_img
spot_img

Vale busca novas soluções sustentáveis ​​para diversificar fontes de água para uso industrial

spot_img
spot_img
spot_img

A Vale tem adotado medidas sérias para reduzir o consumo de água potável em suas operações industriais no Espírito Santo, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade.  IMAGEM/ILUSTRATIVA 

Nos últimos 20 anos, conseguimos uma redução de 49% no consumo de água nova para fins industriais, priorizando o uso de fontes sustentáveis ​​como o reúso de efluentes líquidos tratados. Além disso, reutilizamos a água da chuva que é direcionada para grandes reservatórios e reciclamos efluentes sanitários gerados internamente, utilizando-os para a umectação de vias e jardins. A taxa média de aproveitamento na planta chega a 72,4%, um índice expressivo que reforça a eficiência das práticas adotadas.

Como parte do Plano Diretor Ambiental, investimos na ampliação da capacidade de armazenamento de água e no tratamento de efluentes. A partir de 2026, a capacidade de armazenamento elevada será de 60 mil m³ (2018) para 220 mil m³ (2026), representando um aumento de 200%.

Parcerias e Inovação 

Em 2025, a Vale assinou um Memorando de Entendimentos (MOU) com a subconcessionária Águas de Reúso Vitória para avaliar o fornecimento de água reciclada proveniente do tratamento de esgoto sanitário da Grande Vitória para uso industrial.

A parceria prevê o fornecimento de pelo menos 50 litros por segundo de água reciclada vinda de uma Estação de Produção de Água de Reúso (Epar), para que a água fornecida pela Cesan seja utilizada prioritariamente para consumo humano. Essa ação dá continuidade ao protocolo de interesse assinado entre a Vale e a Cesan, em 2024.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Ação não permitida.