A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) reúne prefeitos e representantes das cidades da região para discutir pautas consideradas prioritárias para o desenvolvimento regional.
Entre os temas centrais da reunião estão questões ligadas à segurança pública, obras na BR-381, abastecimento de água e a implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) na área atendida pela 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil.
Implantação do IML é uma das principais demandas da região
Um dos assuntos que devem dominar a assembleia é a criação de uma unidade estruturada do IML na microrregião. A proposta é considerada estratégica para melhorar o atendimento de ocorrências policiais e agilizar a realização de perícias na área atendida pela 4ª Delegacia Regional.
Atualmente, o serviço funciona de maneira improvisada em um espaço localizado no cemitério do Baú, situação que gera críticas por parte de autoridades locais e profissionais da área.
Embora a responsabilidade pela estrutura seja do Governo de Minas Gerais, a demanda pela implantação de um IML adequado na região se arrasta há mais de 20 anos, segundo lideranças municipais.
Obras na BR-381 e abastecimento de água também entram na pauta
Além da questão do IML, os gestores municipais também devem discutir o andamento de intervenções na BR-381, considerada uma das principais ligações rodoviárias da região, além de desafios relacionados ao abastecimento de água em alguns municípios.
A expectativa é que o encontro sirva para alinhar estratégias conjuntas entre as cidades integrantes da Amepi e reforçar demandas junto aos governos estadual e federal.
Feira de Santa Bárbara pode ganhar alcance regional
Outro ponto previsto na pauta da assembleia é a proposta de ampliar o alcance da Feira Multissetorial de Santa Bárbara, transformando o evento em uma iniciativa regional com participação dos municípios associados.
A ideia é fortalecer a economia local, estimular a geração de negócios e ampliar a visibilidade de empreendedores, produtores e comerciantes da microrregião.
Caso a proposta avance, a feira poderá se consolidar como um dos principais eventos econômicos do Médio Rio Piracicaba.







